19/01/2017 – Empresários emitem três milhões de notas fiscais do consumidor eletrônicas em menos de 6 meses

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 19, 2017 as 11:53 | Voltar

Os empresários varejistas de Mato Grosso do Sul já emitiram cerca de três milhões de notas fiscais de consumidor eletrônica (NFC-e) em menos de seis meses de funcionamento do novo sistema. Dados da Secretaria de Fazenda (Sefaz) apontam que ao todo, 507 comerciantes estão habilitados, em 63 municípios, para executar a inovação.

A medida foi disponibilizada pelo Governo do Estado no dia 1º de agosto de 2016, com o objetivo de agilizar a vida de consumidores e contribuintes. Os empresários interessados podem ingressar no ambientes de homologação e de produção por meio do site da Sefaz-MS.

O Secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, informa que os lojistas devem ficar atentos, uma vez que a obrigatoriedade de aderir ao sistema eletrônico inicia neste ano de 2017. “Ao ingressar no sistema online o lojista continua obrigado a emitir o papel, mas se o consumidor optar, a nota pode ser enviada pelo e-mail. Entretanto, os comerciantes precisam ficar atentos, uma vez que a obrigatoriedade começa a entrar em vigor este ano, conforme a faixa de faturamento”, declarou o secretário.

Adesão ao sistema
De acordo com o gestor da NFC-e, Edson Ochigame, os números de utilização do serviço têm crescido bastante. “Está havendo muita adesão dos comerciantes nesse período de quatro meses e meio. Começamos a emitir em agosto, com testes pilotos feitos junto a empresa de móveis Gazin, instalada no município de Nova Alvorada do Sul. Hoje são mais de 500 empresas cadastradas”, declarou.


Reprodução SEFAZ/MS

Em outubro de 2016, foram emitidas 481.850 notas fiscais de consumidor eletrônicas, em novembro 656.154 e em dezembro 1.075.644.


Reprodução SEFAZ/MS

Até o último dia 17 de janeiro de 2017 já contabiliza-se 576.767 notas autorizadas das mais de 500 empresas que ingressaram no ambiente on-line.


Reprodução SEFAZ/MS

Comparando a quantidade de emissões de janeiro, com a média do mesmo período dos três meses anteriores, observa-se que houve um aumento de 230 mil notas eletrônicas.


Reprodução SEFAZ/MS

Para a adesão os empresários precisam cumprir alguns requisitos, como ter um software autorizado, que o lojista compra ou desenvolve; estar inscrito no programa ICMS Transparente; ter um certificado de assinatura digital; e executar o cadastro de credenciamento no ambiente teste que está disponível no site da Sefaz.

De acordo com o Secretário de Fazenda, com a emissão eletrônica, os dados são armazenados em tempo real, ou seja, a cada venda que o comerciante efetua, os dados ficam cadastrados automaticamente na base de dados da secretaria. “É muito mais ágil, tem impacto positivo ao meio ambiente porque reduz o consumo de papel e padroniza procedimentos eletrônicos. Todos só têm a ganhar com a inovação”, finalizou Monteiro.

http://www.noticias.ms.gov.br/em-quatro-meses-empresarios-varejistas-emitem-cerca-de-tres-mil-notas-fiscais-eletronicas-em-ms/

 

Texto: Diana Gaúna – Subcom 
Foto: divulgação

Publicado por: